Terapia Capilar

Conheça:

Terapia Capilar

Terapia capilar é a soma de várias terapias que têm como objetivo melhorar a saúde do couro cabeludo e dos fios.
Os procedimentos vão desde massagens no couro cabeludo até a aplicação de produtos com princípios ativos específicos e auxilio de aparelhos. Desta forma conseguimos melhorar as disfunções capilares, que são: queda de cabelo, caspa, calvície, oleosidade e danos causados por processos químicos.
São inúmeros tipos de terapia capilar, cada um com uma atuação única para tratar e cuidar do couro cabeludo. A terapia capilar é indicada para qualquer pessoa que deseja melhorar a saúde dos cabelos. A maioria dos pacientes que procuram esse tipo de tratamento sofre com problemas específicos, como calvície androgenética, alopecia areata, dermatite seborreica, coceira e cabelos danificados por químicas. O tratamento tem uma sequência definida, iniciandos de dentro para fora, melhorando todo sistema do bubo capilar. Depois que tratamos todo sistema inflamatório, começamos a ver o resultado do tratamento pelo lado de fora, onde podemos ver o crescimento dos fios, por isso o mais importante é não interromper o tratamento, porque senão volta a estaca zero e teremos que retornar do inicio.
Porém, antes de iniciar qualquer tratamento capilar, é importante procurar um profissional qualificado, como o
“tricologista”. Este profissional possui a capacidade de tratar problemas do couro cabeludo e do fio, com base na história do paciente, no estilo de vida, fatores genéticos e ambientais, para assim elaborar um plano de tratamento específico e individualizado.

Displasias Tratadas

Dentre as varias displasias que afetam o cabelo e o couro cabeludo, tratamos das seguintes:

Queda de cabelo acelerada

Queda de cabelo acelerada pode ter várias causas, como alterações hormonais, estresse, ma alimentação, deficiência de vitaminas e minerais, anemia, infecções e doenças autoimunes.
Para identificar a causa e tratar a queda de cabelo, é recomendado consultar um tricologista e terapeuta capilar.
Algumas causas da queda de cabelo:
Alterações hormonais: A queda de cabelo pode ocorrer na menopausa, andropausa ou no pós-parto.

Estresse: O estresse pode causar queda de cabelo
Má alimentação: A falta de vitaminas, proteínas e minerais pode enfraquecer os fios de cabelo;
Anemia: A deficiência de ferro pode causar queda de cabelo;
Infecções: Bactérias e fungos podem causar queda de cabelo;
Doenças autoimunes: Doenças autoimunes podem causar queda de cabelo;
Quimioterapia: A quimioterapia pode causar queda de cabelo.

Alopecia Androgenética

A alopecia androgenética é uma doença causada por fatores genéticos, que provoça a queda de cabelo, afinando os fios e rareando a região central do couro cabeludo. É uma das principais causas de calvície nas mulheres.

Causas
Fatores genéticos
Mudanças hormonais
Níveis elevados de hormônios masculinos, como testosterona e dihidrotestosterona
(DHT)
Menopausa
Uso de suplementação com hormônios masculinos
Uso de medicamentos andrógenos, como alguns tipos de anticoncepcionais
Sintomas
Diminuição da densidade capilar
Aparecimento de áreas adelgaçadas, principalmente no topo da cabeça

Alopecia Areata

Ao contrário da Alopecia Androgenética, a Alopecia Androgenética, não é causada por fatores genéticos, mas sim por inflamações.

Ela tem diversas possíveis causas, incluindo problemas emocionais, má alimentação, uso de produtos químicos e reações hormonais.

A inflamação faz com que os fios caiam, deixando falhas em formatos circulares e, algumas vezes, até mesmo causando a queda total do cabelo, o que é bastante raro.


A queda de cabelo pode ocorrer repentinamente.
A perda de cabelo pode ser assintomática, mas em alguns casos pode haver coceira ou queimação antes do aparecimento das falhas.

Psoríase

A psoríase é uma doença crônica autoimune da pele que se caracteriza por manchas vermelhas ou rosadas cobertas por escamas esbranquiçadas. É uma doença não contagiosa. A poríase afeta homens e mulheres de forma igual e distribuída em todas as faixas etárias, sem distinção.
Não é possível indicar o que causa a psoríase, muito menos o que desencadeia os casos da doença. Ainda assim, alguns aspectos podem ser levados em conta para estimar o risco de alguém desenvolver o problema.

Entre os principais, estão:
-histórico familiar;
-estresse e problemas de natureza psicológico;
-climas frios;
-obesidade;
-resposta a determinados quadros infecciosos;
-uso de determinados medicamentos, como alguns antimaláricos – utilizados no tratamento da hipertensão
— e o lítico, indicado para determinados transtornos psicológicos.
-O abuso do álcool e o tabagismo tendem a agravar a frequência e a gravidade das lesões, o que faz a interrupção do uso dessas substâncias importante na evolução do quadro.

Além dos tratamentos descritos acima, também tratamos:

  • Calvície

  • Eflúvio telógino

  • Eflúvio telógino agudo

  • Eflúvio telógino crônico

  • Alopecia areata

  • Pós operatório transplante capilar e sobrancelha

  • Caspa

  • Foliculite

  • Tinea capitis

  • Lupos

  • Infecções parasitaria

  • Queda capilar pós parto

  • Oleosidade

  • Seborreia

  • Psoríase

  • Triconodose

  • Tricoptilose

  • Doenças inflamatórias e infecciosas

Técnicas Utilizadas

Exame de Triscocopia

Tricoscopia é um exame do couro cabeludo realizado por um aparelho chamado dermatoscópio.

Trata-se de um aparelho que permite ampliar a imagem 10 a 70 vezes. Com ele conseguimos observar nos detalhes, patologias mais profundas do couro cabeludo.
A Tricoscopia é o exame mais importante que a terapeuta capilar pode fazer, através dele descobrimos de fato o que está acontecendo e que tipo de patologia vamos tratar.
Conseguimos identificar
Inflamações, descamações, calvície, alopecia areata, eflúvio, lúpus, rarefação, psoríase, foliculite e queda capilar.
Este exame é tão importante para diagnosticar as displasias e patologias que não pode faltar na primeira consulta, ele é totalmente indolor e não causa nenhum desconforto.

Ledterapia

A LEDterapia capilar é um tratamento seguro e eficaz, que pode trazer diversos benefícios para a saúde do couro cabeludo e para a haste capilar. O LED é uma fonte de energia não térmica, que penetra nas camadas mais profundas do couro cabeludo.
O LED azul por exemplo, é muito utilizado na terapia capilar por seus ótimos resultados, ele tem ação bactericida e fungicida, agindo no controle da oleosidade, caspa e dermatite seborreica. Além disso promove a hidratação, melhora o aspecto do couro cabeludo e consequentemente ajuda no crescimento capilar.
O tratamento com LED de luz vermelha tem como objetivo estimular o sistema de defesa natural e promover a regeneração celular. Por meio dele, o terapeuta busca tratar diversas patologias.
O LED vermelho atua nas células, reparando o folículo enfraquecido, aumentando a microcirculação do sangue na região e a aquisição de nutrientes pelo folículo. Esse aumento do fluxo sanguíneo ajuda a eliminar os resíduos prejudiciais, que poderiam retardar o crescimento do cabelo.
Essa opção mostra bons resultados no tratamento da queda capilar, seja ela genética, hormonal ou inflamatória. A luz estimula a produção de colágeno no couro cabeludo, o que torna o folículo capilar mais resistente.

Ozonoterapia

A ozonioterapia é um procedimento terapêutico que consiste na aplicação de uma mistura de ozônio e oxigênio diretamente no couro cabeludo do paciente. O objetivo é melhorar a oxigenação dos tecidos e fortalecer o sistema imunológico. O ozônio ativa a microcirculação e a circulação periférica, atua sobre os glóbulos vermelhos e oxigena os tecidos. Ao entrar em contato com as raízes dos fios de cabelo, o ozônio rejuvenesce e fortalece os folículos pilosos.
Também promove a nutrição dos cabelos e do couro cabeludo, melhora a circulação sanguínea e elimina qualquer infecção microbiana presente no couro cabeludo e no fios. Ele ainda estabiliza o couro cabeludo, trata problemas de caspa, auxilia na regeneração dos fios danificados e ajuda no tratamento de diversas patologias.
Confira os benefícios:
* Ajuda no crescimento do cabelo
* Fortalece os fios
* Rejuvenesce couro cabeludo
* Ajuda na circulação sanguínea
* Dá volume, e deixa o cabelo mais encorpado
* Repara e reconstrói os fios
* Ajuda a eliminar as pontas duplas
* Diminui o frizz

Alta Frequência

O tratamento com aparelho de alta frequência capilar está se mostrando extremamente eficiente no tratamento dos cabelos, seja como coadjuvante ou protagonista. O equipamento age emitindo pulsos de corrente alternada de alta frequência que são aplicadas ao couro cabeludo através de eletrodos. A alta frequência capilar pode ser utilizada em diversos procedimentos estéticos, mas nos cabelos ela tem ganhado destaque.
Os eletrodos de vidro podem ter diversos formatos, como os em formato de pente e cebolão, que são os mais utilizados na tricologia. Como são ocos, ao passar pelo interior do eletrodo a corrente reage com o ar rarefeito ou neon de seu interior, gerando ozônio na superfície entre o couro cabeludo e o eletrodo.
O ozônio, por sua vez, tem propriedades bactericidas, fungicidas e cicatrizantes, fazendo com que os benefícios da alta frequência capilar sejam inúmeros. Além disso, o efeito térmico da corrente gera um estímulo local que faz aumentar o aporte de sangue, levando mais nutrientes e oxigênio para as células capilares.
Ao aplicar a terapia da alta frequência capilar, obtemos vários benefícios, tais como: melhoria na circulação sanguínea na área tratada, o que pode aumentar o fluxo de nutrientes para os folículos capilares, promovendo assim um crescimento mais saudável dos fios. Além disso, a alta frequência capilar também tem propriedades bactericidas e fungicidas, que podem ajudar a reduzir a queda de cabelo, fortalecendo os folículos e minimizando a quebra. Outros benefícios incluem a redução da oleosidade excessiva do couro cabeludo e o combate a caspa, que pode contribuir para um cabelo mais forte.

Cromoterapia

A cromoterapia é uma terapia complementar que pode ser utilizada para tratar enfermidades físicas e emocionais. Os benefícios variam de acordo com o paciente e com a cor utilizada. Por isso é importante procurar um profissional especializado, assim o terapeuta capilar, que poderá aplicar o tratamento de várias formas, como em banhos de imersão ou com bastões de luz. As cores quentes, como vermelho, laranja e amarelo, são estimulantes, enquanto as cores frias, como azul, verde e violeta, são calmantes.
A Cromoterapia é uma técnica que consiste na aplicação de feixes de luz coloridos diretamente no couro cabeludo do paciente, de modo a energizar a área e estimular o crescimento dos fios.
A cromoterapia pode trazer vários benefícios, como:
* Alívio de sintomas de doenças
* Melhoria do bem-estar físico e mental
* Diminuição do cansaço
* Melhora do sono
* Auxílio no tratamento de dores de cabeça
* Estimulação do sistema nervoso central
* Melhora do funcionamento do coração e da circulação sanguínea
* Redução do estresse e ansiedade
* Aumento da disposição e energia
* Aumento do equilíbrio emocional

Microagulhamento

O microagulhamento, conhecido também como indução percutânea de colágeno por agulhas (IPCA), é um procedimento que consiste no uso de diversas agulhas que perfuram as camadas da pele e do couro cabeludo, causando micro perfurações que estimulam naturalmente a regeneração da pele, auxiliando na formação de colágeno.
Através dessas microperfurações, realizamos a técnica de drug delivery, que consiste na administração de ativos ou substâncias na pele para facilitar a permeação, de acordo com o objetivo e indicação do tratamento.
No couro cabeludo, o microagulhamento auxilia também na saúde dos folículos capilares, estimulando o crescimento dos fios, sendo indicado principalmente para o tratamento de alopecia androgenética masculina e feminina (calvície), caracterizada pelo afinamento do folículo, que pode ocorrer no topo da cabeça em pacientes geneticamente predispostas e algumas quedas de cabelo pontuais, como eflúvio telógeno.
Todos sabemos que a queda capilar é um assunto que assusta homens e mulheres. O cabelo é importantíssimo para a estética, é importante se olhar no espelho e se sentir bem consigo mesma. A queda de cabelo, quando acentuada, pode afetar a autoestima, satisfação pessoal e a própria percepção de identidade pessoal.
Por isso hoje em dia trabalhamos com inúmeros tratamento capilares, para o benefício de nossos pacientes.

Argiloterapia

Essa técnica tem raízes antigas e é amplamente reconhecida por suas propriedades curativas, incluindo benefícios para a saúde capilar.

Uma das principais vantagens é a capacidade da argila de desintoxicar o couro cabeludo e os folículos capilares.

A acumulação de resíduos, produtos químicos e sujeira, pode obstruir os folículos e prejudicar o crescimento saudável dos fios.

A argila atua como um agente de limpeza profunda, removendo impurezas e promovendo um ambiente propicio para o crescimento capilar.

Além disso, a argiloterapia é conhecida por regular a produção de sebo no couro cabeludo. O excesso de oleosidade pode levar a problemas como caspa, dermatite e até mesmo a queda de cabelo.

Ao equilibrar a produção de sebo, a argila ajuda a prevenir e tratar essas condições, melhorando a saúde geral do couro cabeludo.

Aromaterapia

Os óleos essenciais são essências botânicas da natureza, e podem fazer maravilhas para os cabelos e couro cabeludo.

Os óleos desincrust ou “Blend de Óleos” são uma combinação natural de vários óleos essenciais que, quando unidos harmoniosamente, agregam e potencializam suas características, tornando-se mais efetivos e abrangentes.

Existem várias combinações de Blend de óleos, uma para cada proposta de tratamento.

Podem ser utilizado como limpeza profunda, agir como um “peeling” leve de couro cabeludo, é ótimo para tratar Caspa, Dermatite Seborreica, Psoríase e Oleosidade, e atua também na nutricão e umectação dos fios, proporcionando saúde ao couro cabeludo e beleza aos fios.

Head Spa

Você já ouviu falar do head spa?

É um tratamento capilar que vai muito além dos cuidados com o cabelo, proporcionando relaxamento, saúde e bem-estar.


O head spa é uma experiência completa, combinando massagem no couro cabeludo, tratamento capilar profundo e tecnicas que aliviam o estresse. É uma terapia que limpa profundamente o couro cabeludo, melhorando a circulação, hidratando os fios e revitalizando o cabelo de dentro para fora. Ideal para quem sofre com oleosidade, caspa, ou couro cabeludo seco, o head spa desobstrui os poros e equilibra a produção de sebo, promovendo um ambiente saudável para o crescimento dos fios.
O tratamento também hidrata e fortalece os cabelos, tornando-os mais brilhantes e macios.
Mas os benefícios não param por aí, a massagem no couro cabeludo estimula pontos de pressão, aliviando tensão e promovendo um relaxamento profundo. É o momento perfeito para se desconectar do estresss e se conectar consigo mesmo.


Seja para cuidar do cabelo, aliviar o estresse ou simplesmente viver uma experiência de autocuidado, o head spa é a escolha perfeita. Venham descobrir os benefícios desse tratamento transformador.

Nossos Horários

Agenda a melhor opção de dia e horário para você. 

Nosso Endereço